quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Carteirinha para gastroplastizados"

Muitos médicos não sabem como tratar um paciente com estômago reduzido. Essa carteirinha é para nossa segurança e cuidados especiais, caso seja necessário!

Editoria de arte/Folhapress
A SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica) lançou na quarta-feira, no 13º Congresso da entidade, em Gramado (RS), a carteirinha do paciente bariátrico, para quem passou por uma redução de estômago.
A iniciativa é inédita no mundo, segundo o presidente da entidade, Ricardo Cohen, e foi inspirada nos documentos dados a pacientes submetidos a cirurgia cardíaca e colocação de marcapasso.
O objetivo é oferecer mais segurança às pessoas que passaram por cirurgia de obesidade quando forem atendidas por outros médicos, principalmente em emergências.
A carteirinha é um guia para que os não especialistas possam tratar os pacientes mais adequadamente“, afirma Cohen.
O número de pacientes que fizeram cirurgia bariátrica vem crescendo. Em 2010, 60 mil pessoas passaram por uma operação, contra 45 mil em 2009 e 38 mil em 2008, segundo dados da sociedade.
Com o aumento do número de cirurgias, cada vez mais operados acabam procurando serviços de emergência pelo país, fora dos grandes centros médicos, diz Cohen.
A SBCBM promove cursos mensais sobre as bases da cirurgia bariátrica por todo o país, para que médicos não especializados tenham noções básicas dos efeitos do procedimento sobre o organismo dos pacientes.
A carteirinha vai facilitar o atendimento dos operados. O documento traz o nome do paciente, do cirurgião, a data da operação e o tipo de técnica adotada: banda gástrica ajustável (que “estrangula” o estômago); gastrectomia vertical (redução do estômago); derivação biliopancreática (que faz um desvio do intestino delgado para reduzir a absorção de nutrientes) ou derivação gastrojejunal em Y de Roux (grampeamento do estômago).

Editoria de arte/Folhapress

Cuidados Especiais

Os operados precisam de cuidados especiais em caso de apendicite, endoscopia, obstrução do intestino, gravidez, cesariana, entre outros.

Os médicos também devem ter alguns cuidados diferentes em relação à administração de remédios. Se o paciente que fez operação bariátrica tem uma pneumonia, deve tomar um tipo específico de antibiótico“, explica o cirurgião.

A própria cirurgia também pode causar complicações a longo prazo e levar o paciente a procurar outros médicos, especialmente pela diminuição da absorção de nutrientes.

A falta de vitaminas B, D e cálcio pode causar problemas, como osteoporose, e requerer suplementação com uso de comprimidos.

A desnutrição também pode acontecer, mas é rara: atinge 1% dos pacientes. A carteirinha será distribuída aos pacientes pelos próprios cirurgiões. Fonte: Folha.com

Achei essa matéria no site"http://byebyegordura.com.br/,gostei muito,realmente importante para nós operadas(os).

9 comentários:

  1. Oie! Adorei a reportagem. O meu cirurgião estava nesse Congresso em Gramado, e dia 29 tenho consulta com ele. Provalmente vai comentar alguma coisa.
    Acho muito interessante essas carteirinhas. Até tinha dito para meu marido que nunca mais iria na pizzaria depois de operada(jura?).kkk
    Por que eu que não ia pagar igual a ele. hehehehe
    Tomara que dê certo na prática...
    Abraços
    http://fernandagastroplastia2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a reportagem. Não sou operada, mas leio tudo sobre. Vc está mesmo ótimo. Orgulhe- se bastante e curta seu momento!!! Bjs e mais sucesso

    ResponderExcluir
  3. Adore a noticia da carteirinha...beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Aline, vou conversar com meu médico sobre essa carteira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Line....viu que em são paulo quem apresenta carteira de gastriplastizado paga menos em rodízio? nem para em salvador acontecer o mesmo né amiga?

    beijos e queijos...vou fazer endoscopia semana que vem e preciso avisar, pq senão o médico pode injetar mais gases do que o necessário....

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, voltei e achei muito interessante essa reportagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi lindinha

    Nossa amei essa idéia da carterinha realmente acho fundamental

    Tenha uma ótima quarta feira beijão

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!

    Então, preciso lembrar de pedir isso pro meu médico. Mas do jeito que ele é doido vai me dizer que não sabe.... rsrs.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada flor pela força.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir